Contos

SINOPSE DA OBRA
A moralidade e a sexualidade, a realidade e a ficção, a descrição e a reflexão, exploradas em cada personagem, em cada atmosfera, em cada situação, em viagens sensuais que procuram alcançar o centro da comédia humana e o sentido existencial do Homem no mundo.


Diz-se que “em Portugal escrevemos pouco sobre sexo e nem sempre sai grande coisa”. E acrescenta-se: “Não é fácil encontrar na literatura portuguesa bons nacos de prosa ou passagens poéticas com conteúdo sexual, talvez porque as palavras do nosso português não ajudam”. Pois bem, este livro dá uma resposta estrondosa a estas lamentações. É um exemplo luminoso de boa literatura com conteúdo sexual e erótico ― usando a nossa língua: aquela que nos ensinaram na escola primária! Se os brasileiros conseguem, há portugueses que também lá chegam…

CITAÇÕES EXTRAÍDAS DA OBRA

«Então, presta lá atenção», pediu-lhe Venâncio Epifânio. «O sexo feminino é muito gráfico. Um triângulo, um risquinho ao meio, que podemos ou não cobrir e entreabrir. Mas repara que este sexo está coberto de pêlo e entreaberto, em posição frontal. E repara ainda nos olhos da mulher. No fundo, são pormenores como estes que determinam a nossa avaliação», disse-lhe de seguida, com o dedo indicador espetado nos pormenores mais impudicos do desenho.
Eduardo Censor, Venâncio Epifânio e a Genitália, a Coisa Bruta.

«Desde os gregos e dos egípcios que há toda a espécie de actividade sexual, com notável abundância de vaginas e de falos. As representações de Pompeia, por exemplo, aquelas que tiveram a sorte de sobreviver ao Vesúvio, são fantásticas. E até no Oriente, a coisa não se passou de maneira diferente», disse-lhe Venâncio Epifânio, um pouco excitado com o rumo que a conversa agora estava a tomar.
Eduardo Censor, Venâncio Epifânio e a Genitália, a Coisa Bruta.

«Vê lá, então, se estás de acordo com aquilo que agora te vou dizer. Eu penso que temos algo pornográfico quando o sexo é exposto em si e por si, sem qualquer outra razão ou intenção, sem qualquer outro objectivo e finalidade», começou por lhe dizer Venâncio Epifânio. «Nesse caso, penso que se trata da absoluta e completa exposição orgânica. E quando é apenas isso que acontece, quando aquilo é apenas e só aquilo, entendo que estamos a nível da pura e simples genitália. É apenas a coisa bruta, que aparece e se mostra em si e por si», acrescentou a seguir, com algumas pausas pelo meio, aproveitadas para poder respirar e pensar.
Eduardo Censor, Venâncio Epifânio e a Genitália, a Coisa Bruta.

E agora que já tudo pertencia ao passado, com as cabeças duras sobre as almofadas macias, os corpos cansados de Antero Candal e de Maria da Graça recusavam-se a dormir e cada qual pensava no outro, pensando nos mesmos pensamentos. E mau grado estar nas suas casas, sozinhos, a sensação que sentiam era a de estar aconchegados e acompanhados.
Ocitocina, o Amor Companheiro, Depois dos Sessenta.

«Não reagi. Apenas me limitei a assistir, procurando ver tudo de longe, sem ser visto», começou por lhe dizer Francisco. «E foi assim que vi a minha mulher a subir e a descer, com os olhos semicerrados e os seios bem apertados, pelas mãos de um homem desconhecido, que aparecia e desaparecia debaixo de si», acrescentou logo a seguir.
O Estranho Caso de Francisco Manso, Um Marido Traído.

E levado por esta condição, interrogava-se agora acerca da ingratidão de ter que carregar com o peso de algo que não fizera por querer nem por ter. Mas porquê os cornos?, interrogava-se ainda, como símbolos da traição e da infidelidade? Seria porque os animais com cornos, tais quais as vacas e os toiros, as cabras e os bodes, as renas e os alces, assim como tantos outros animais, que nisso se assemelham e parecem ser todos iguais, têm uma propensão natural para a libertinagem e para a promiscuidade sexuais? Seria porque estes animais, por tendências inatas e naturais, acabam sempre por escolher o melhor, cedendo às investidas de um macho que sobressai entre os demais, tornando-se por isso dominante?«Como todos nós vemos e sabemos, aquilo que se passa é que o sexo atrai e chama as pessoas. O sexo convence e abre os bolsos a essas mesmas pessoas. E tudo isto se entende e compreende, mas não deixa de ser condenável», acrescentou logo a seguir.
O Estranho Caso de Francisco Manso, Um Marido Traído.