Crítica


 Crítica por Carlos Antunes







A Melhor Crítica

A crítica é sempre boa e bem-vinda. Quem escreve e–ou faz algo criativo e original, como é o meu caso, expõe-se ao olhar crítico dos outros. Mas a crítica é sinal de atenção e de interesse – e é por isso que a considero boa e bem-vinda. Digo isto apesar de achar que os críticos literários, ou de outro ...tipo qualquer, – já o escrevi – são uma “espécie de vadios, que passeiam o ócio do seu trabalho pelo labor dos outros”.

Eis então aquela que considera ser a melhor crítica feita até hoje a um livro meu. Foi feita ao meu livro A Cirurgia do Prazer – Contos Morais e Sexuais, por um colega de Matemática: depois de um dia de trabalho chato e stressante, onde passamos a maior parte das horas a mandar calar os alunos e a tentar convencê-los da importância e do privilégio que é poder estudar e aprender, mais do que a ensinar o que quer que seja, a leitura de um conto do teu livro faz-me sempre descair um sorriso dos lábios, disse-me ele, cara-a-cara.

Adorei esta crítica, porque vi nela um grande prémio pelo que fiz, assim como um forte incentivo para o que ainda penso vir a fazer, tanto mais que vinha de um colega de Matemática, que eu pensava ser uma área onde não se lia muito, na verdade nada, bem quase-nada. Preconceito meu. Adiante, tenho outro tipo de defeitos para além de ser preconceituoso, pelo menos acerca de certos e determinados assuntos. De resto, cada um de nós tem os seus, não é verdade?

E não é muito ordinário, o meu livro?, perguntei ainda ao colega, realmente interessado por saber o que ele achava. Não. Não é. Não é mais ordinário do que a vida que levam muitas pessoas …, respondeu-me ele, já com o balanço do corpo apressado, próprio de quem já estava atrasado para o ram-ram das nossas obrigações rotineiras diárias.

Considero esta a melhor crítica que já foi feita a um livro meu e por isso a coloco aqui, para a partilhar convosco.

Outro assunto, já que estou com a mão na massa: já ouviram falar de Já não se fazem Homens como antigamente, um novo livro que vai ser publicado em Novembro pela Esfera do Caos. Pois bem, as sinopses das 4 histórias do livro já estão no blogue


E tb. já existe página no facebook.

Miguel Almeida